Atazana

atazana_gira_02.jpg
[Natal na Rampa: Estão limpando gente, trabalho da Cia. Cachorra, Papai Cruel, performance de Assis, integrante do TrancaRUa, e Atazana]

 

atazana_gira_03.jpg

 

 

atazana_gira_04.jpg

 

 

Atazana nasceu no Natal na Rampa*, ação coletiva que questionava a rampa “anti-mendigo”, obra oferecida a cidade como uma brilhante solução para a questão da população em situação de rua.

A rampa “anti-mendigo” é apenas um dos muitos exemplos da “arquitetura da exclusão” desenvolvida pela prefeitura da cidade contra esta população, a despeito de todas as necessárias ações de políticas públicas para a inclusão deste grupo socialmente marginalizado, como moradia, trabalho e assistência psicológica.

Atazana, performance em que uso uma máscara de rato desenhada pelo artista Coração Farpado**, vem de uma percepção incômoda sobre as pessoas que moram nas ruas da cidade, que em alguns momentos parecem sofrer um processo de mutação, uma hibridização entre seres humanos e ratos.

A estas pessoas não resta senão dormir na rua, mijar e cagar na rua, comer no chão as coisas que catam no lixo. A elas não resta senão dormir em buracos, tomar banho em esgoto.

E ainda assim, até isto lhes é negado. A “sociedade” e o “poder público” preferem não ver estas pessoas e antes confiná-las em albergues, ou mesmo fechar os olhos para seu extermínio (por que deveriam se importar com o assassinato de moradores de rua?).

 

 


[Vídeo do Natal na Rampa]

 

atazana_gira_07.jpg

 

 

atazana_gira_08.jpg
[Atazana com o TrancaRUa no
Atitude Suspeita***]

 

* Natal na Rampa – ação proposta pelo coletivo TrancaRUa desenvolvida com integrantes das redes Integração sem Posse e Fórum Centro Vivo

**Coração Farpado, integrante do coletivo TrancaRUa

*** Atitude Suspeita – ação coletiva sob as câmeras de vigilância do centro de São Paulo, proposta pelo Esqueleto Coletivo e desenvolvida em parceria com o EIA

Imagens: Natal na Rampa – Antonio Brasiliano e Eduardo Verderame / Atitude Suspeita – OlhoSeco, integrante do TrancaRUa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: