Acharam que seria fácil?

espaco_02

a02_17339397_olivier_laban-mattei

[imagem: Olivier Laban-Mattei]

espaco_02

[Grécia, 16/12] Protestos entram no 11º dia

Nesta terça-feira (16), um grupo de jovens atacou um prédio usado pela polícia que controla o trânsito em Atenas, e entraram em confronto com os agentes.

O grupo jogou bombas e pedras no prédio, causando danos a sete carros e um ônibus da polícia, estacionados do lado de fora do prédio.

Estudantes bloquearam ruas e dezenas de adolescentes se reuniram do lado de fora de uma prisão de segurança máxima, onde jogaram pedras nos policiais.

Um outro grupo de manifestantes atacou esta manhã o quartel das brigadas antidistúrbios no distrito de Kasarianí, em Atenas.

No bairro ateniense de Exarha, onde morreu o jovem, centenas de moradores se aproximaram do quartel da polícia e pediram seu fechamento.

Protestos semelhantes aconteceram em outras partes da cidade na tarde desta terça-feira. As aulas foram canceladas em mais de cem escolas de ensino médio e diversas universidades do país foram ocupadas.

espaco_02

a28_17303877_sakis_mitrolidis

[imagem:  Sakis Mitrolidis]

espaco_02

Estudantes interrompem noticiário de TV em protesto

Um grupo de estudantes ocupou nesta terça-feira o prédio da TV estatal ERT (a TV Educativa grega), interrompendo uma transmissão de noticiário. Os estudantes entraram no estúdio com duas faixas negras que diziam: “Parem de ver tevê e saiam todos às ruas” e “Liberdade aos detidos”. O canal mostrou imagens dos manifestantes durante alguns momentos, antes de mudar bruscamente para comerciais e para imagens do premiê Costas Karamanlis falando com deputados no parlamento. Após essa ação, o diretor da ERT, Jristos Papagopulos, apresentou sua demissão, que foi rejeitada pelo governo grego.

espaco_02

espaco_02

Enquanto isso…

Tessalônica: Nessa cidade portuária, cerca de 500 estudantes protestaram contra a morte do jovem.

A Assembléia Popular do bairro Sikeon chamou uma manifestação para amanhã, às 14h e a assembléia do departamento ocupado do Teatro realizará um concerto quinta-feira às 17h.

Zografu (Cidade Universitária de Atenas): Um grupo realizou hoje de manhã um ataque com coquetéis Molotov contra o edifício central da polícia antidistúrbios. Queimaram vários carros e um furgão da polícia.

A cidade de Serres: Cerca de 40-50 pessoas ocuparam hoje de manhã o edifício da Fazenda Pública, para expressar sua solidariedade às pessoas presas. Mais tarde aconteceria novas assembléias.

No judiciário de Tessalônica: Ataque com pedras ao edifício depois de um julgamento sobre um caso que passou há meses, quando um grupo de polícia secreta atacou e golpeou brutalmente um estudante durante uma manifestação. O estudante sofreu contusões muito graves, e todos os fatos foram gravados pela televisão.

espaco_02

a15_17324259_kostas_tsironis

[imagem:  Kostas Tsironis]

espaco_02

Os centros culturais da cidade de Loanina e do bairro ateniense de Nea Filadélfia foram ocupados. A intenção, como de costume, um ponto de referência, assembléias horizontais e para organizar os atos que vão ser realizados. Para esta tarde serão convocadas assembléias populares nesses centros.

A Escola Técnica Superior de Pireus foi ocupada pelos estudantes. A assembléia horizontal da ocupação exige:

– Nenhuma privatização da educação pública

– Que o corpo policial antidistúrbios seja dissolvido

– Não às reformas do governo de direita em torno da seguridade social.

A Iniciativa Cidadã do Bairro de Eksarjia convocou para esta tarde no mesmo bairro uma manifestação contra o terrorismo e a presença policial no bairro.

Que se vai à polícia de nosso bairro! É a palavra de ordem.

espaco_02

a33_17303569_dimitar_dilkoff

[imagem: Dimitar Dilkoff]

espaco_02

Cidade de Arta: Grande manifestação estudantil nesta manhã no centro da cidade. Quando chegaram a delegacia os estudantes atacaram com pedras e laranjas o edifício.

Bairro de Dafni (Atenas): Concentração diante da Prefeitura do bairro às 19:30h convocada por estudantes, professores e cidadãos do bairro.

A primeira greve convocada pelos couriers (gente que trabalha com motos, fazendo entregas etc.) apóia e se solidariza com a luta contra o terrorismo estatal e a repressão policial.

Amanhã, estudantes convocaram uma concentração no fórum judiciário de Atenas, em Evelpidon.

espaco_02

a03_17285283_eurokinissi

[Alexandros Grigoropoulos / Imagem: autor desconhecido]

espaco_02

[Grécia, 07/12] Polícia grega assassina jovem anarquista em Atenas

Um jovem anarquista de 16 anos, Alexandros Grigoropoulos, morreu, no sábado (6), atingido por um tiro da polícia durante enfrentamentos entre as forças de segurança e um grupo de ativistas no bairro de Exarhia, ponto de freqüentes enfrentamentos entre grupos radicais e as forças da ordem.

O incidente ocorreu na noite de sábado, quando um policial, segundo a versão das autoridades gregas, que estava em uma viatura atirou para o ar com o intuito de dispersar o grupo que teria atacado a patrulha, no entanto, a bala, atingiu o tórax do jovem, matando-o.

Por outro lado, existe controvérsia a respeito dos motivos que originaram o disparo, até a grande mídia acabou divulgando notas que o tiro foi a sangue frio e sem motivo.

Conseqüentemente, a morte do jovem anarquista provocou uma série de protestos violentos em diversas cidades do país, que originaram grandes danos materiais em lojas, estabelecimentos e veículos.

espaco_02

Notícias enviadas por Agência de Notícias Anarquistas – ANA ( a_n_a@riseup.net )

Mais infos (em inglês) e fotos no Indymedia Athens

Essas e outras imagens em The Big Picture / 2008 Greek riots

espaco_02

Anúncios

Uma resposta to “Acharam que seria fácil?”

  1. pedalante Says:

    Os gregos de hoje, serão nosso exemplo amanhã…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: