Nossa Luz

[peetssa]

[peetssa]

[peetssa]

Ação coletiva Traga sua Luz

Para mostrar que, ao contrário do que alguns querem nos fazer acreditar, o Bairro da Luz tem sim sua própria luz, no dia 15 de maio foi realizada a ação coletiva Traga sua Luz, organizada pelo PI – Política do Impossível e pelo FCV – Fórum Centro Vivo.

Cerca de cinqüenta pessoas iluminadas com velas, colares de LEDs, luzes de bicicleta e lanternas, caminharam da estação da Luz, no centro de São Paulo, até os terrenos desapropriados e demolidos pela prefeitura, na Rua dos Gusmões.

A ação terminou com a instalação de duzentos sacos de papel e velas em um dos terrenos, feita pelos participantes da caminhada e moradores do bairro que passavam pelo local.

[polly]

[polly]

[peetssa]

Bairro da Luz x Projeto Nova Luz

O Bairro da Luz vem sofrendo sucessivos ataques do poder público e da mídia corporativa, que têm como objetivo a realização do projeto Nova Luz. A prefeitura, em nome de um proclamado projeto de “interesse público” que poucos se interessaram em contestar, vem desapropriando, lacrando e demolindo imóveis do bairro, para dar lugar à iniciativa privada de maior poder aquisitivo e político, que será beneficiada com a isenção de diversos impostos municipais.

Tendo como base um decreto de utilidade pública que permite a desapropriação de imóveis, a prefeitura indeniza em parte os proprietários atingidos, mas não indeniza os comerciantes, que perdem grandes somas de dinheiro investidas em fundo de comércio e, principalmente, suas fontes de renda. Famílias inteiras são prejudicadas.

[peetssa]

[peetssa]

[peetssa]

[peetssa]

“Cracolândia” não é o Bairro da Luz

Ignorando toda a diversidade existente no bairro, o poder público e a mídia estigmatizam a região, a que se referem como “cracolândia”, para justificar suas intervenções e conquistar assim a aprovação da opinião pública.

A prefeitura trata a questão do consumo de drogas como “caso de polícia”, realizando ações violentas contra essa parte da população em situação de rua, e ignorando que a questão é um problema social amplo, que deve ser tratado por diversos setores da administração pública e da sociedade, tanto para minimizar os estragos causados pelo uso da droga, quanto para evitar que outras crianças e jovens cheguem a essa situação.

A “cracolândia”, que não é um território e tampouco o Bairro da Luz, mas uma situação social limite, com as intervenções violentas da prefeitura tem se espalhado em pequenos focos pelo centro, atingindo crianças e jovens que antes permaneciam longe do crack.

Um belíssimo trabalho do poder público e da sociedade.

[polly]

[polly]

[polly]

Revitalização

O projeto Nova Luz é parte de um projeto maior, a Revitalização do Centro de São Paulo, que pretende expulsar a população de baixa renda da área central, para atrair investimentos imobiliários e de comércio, e as classes sociais mais altas. Um projeto que afirma claramente uma política de apartheid social.

[peetssa]

[peetssa]

Outras imagens e relatos da ação:

Peetssa – Política do Impossível / CMI

Polly / Contraponto e Fuga

Isaumir Nascimento / CMI

Apocalipse Motorizado

Daniel Lima – Política do Impossível / CMI

Sobre minha parceria com o PI

Anúncios

6 Respostas to “Nossa Luz”

  1. Nossa Luz « apocalipse motorizado Says:

    […] caminhantes instalaram velas e perguntaram: por que apagar uma luz para botar outra em seu lugar? nossa luz (texto e fotos) gira luzes pulsam no coração da Luz (texto e fotos) contraponto e fuga fotos – isaumir nascimento Era […]

  2. Chantal Says:

    Poxa, Mari… foi bonito mesmo! Beijo!

  3. José Arnaldo F.de Melo Says:

    Finalmente uma AÇÃO por parte de moradores e interessados em contracenar com as políticas públicas municipais da gestão Serra-Kassab e em especial “aquelas” dirigidas ao centro da capital. O território denominado “cracolândia” parece fazer juz às medidas policialescas e de fato explicitamente higienistas da tríade Serra-Kassab-Matarazzo para elitizar a região tida como “abandonada” ou “sem vida” através do projeto Nova Luz.
    Ações que possam restringir tais “impetos” por parte do pífio “poder” local são urgentes e merecem total adesão. Parabenizo aqui a iniciatica TRAGA SUA LUZ com a sugestão de novas manifestações e, o mais importante, que se faça dar luz aos projetos encomendados às empreiteiras pelo então prefeito José Serra – que ninguém conhece ou parece não querer discutir.

  4. dolores - tina Says:

    dolores – tina Disse: Seu comentário está esperando moderação.

    Maio 20, 2008 em 2:50 pm
    Olá
    Recebi por meio de uma lista o relato da ação… Tão bonito… As luzes me lembraram procissões…E ao mesmo tempo tão trágico… Fiquei pensando aqui no bairro onde moro – a Liberdade – que, pese este nome, também tem seu projeto de revitalização em curso… Conversei com uma ambulante estes dias e ela me dizia de como as ruas ficarão iluminadas, de como serão os novos “boxes” que substituirão as barraquinhas dos camelos… Pois, deixo meu registro… A ação destas sutis lamparinas… me iluminou por aqui.

    abraços,
    dolores – tina

  5. Tânia Says:

    Iluminados os que lutam!!!!
    Parabéns por continuarem a luta com tanta poesia. Uma das cenas do centro de São Paulo mais lindas q já vi! Pena q não pude estar presente!
    Vcs sabem q aqui em Santos existe um projeto de revitalização do Centro (aos moldes do Nova Luz) chamado de “Nossa Luz” (mais uma cópia mal feita das coisas podres de São Paulo)?
    Continuem brilhando sempre!!!

  6. Nossa Luz… « Luciana C M Costa Says:

    […] veja mais no Gira-me […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: