Um dia por melhores dias

[imagem: Apocalipse Motorizado]

Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro de 2008. Nessa segunda-feira cerca de seiscentos ciclistas se reuniram para resgatar as ruas tomadas pelos carros, exigindo um pouco de espaço e muito respeito, comemorando o fato de estarem juntos, pedalando e se divertindo e mostrando à cidade que é possível, sim, compartilhar os espaços públicos e torná-los mais humanos e felizes.

A Massa Crítica Paulistana, a Bicicletada, aumenta a cada ano e reúne ciclistas de todas as regiões da cidade e até de outras cidades como, nessa edição, Sorocaba e Taboão da Serra. É um espaço plural, de encontro de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, como lazer ou esporte ou como forma de manifestação política e ativista, que são “ricas, classe média ou pobres”, e que têm em comum o desejo de serem respeitadas nas ruas e poder pedalar cotidianamente pelas cidades em segurança.

O Dia Mundial Sem Carro é um momento de propor às pessoas, instituições, empresas e governos do mundo todo, uma reflexão sobre o futuro que estamos construindo para as nossas cidades e para o nosso planeta. Saia na rua e olhe a sua volta, esse é o lugar em que você quer viver? É essa a cidade em que quer morar, criar seus filhos? É esse o mundo que você deseja para si e para todas as pessoas?

Antes de responder olhe mais uma vez… Preste atenção em como as ruas estão tomadas pelos carros e em como há espaços demais destinados a eles. Esses espaços poderiam ser praças, parques, moradias, poderiam ser das pessoas. Carros poluem, agridem o meio ambiente, pedestres e ciclistas, matam pessoas direta ou indiretamente, confinam, tornam agressivos e infelizes seus usuários, demandam muito dinheiro e trabalho, escravizam.

Antes de responder, reflita também sobre o que você não vê, sobre as guerras e milhares de pessoas mortas em nome da exploração de petróleo, sobre as monoculturas devastadoras que serão, cada vez mais, destinadas ao “biocombustível” e não a alimentação de milhões de pessoas que morrem de fome a cada ano.

Pense em como estamos destruindo nosso planeta, pense no ar cinza e denso que você respira, na cidade feia e asfaltada em que você mora… Tudo cinza, sem cor, sem verde e sem flor! É isso mesmo o que você quer? Se sim, vá em frente, siga em marcha lenta com seu automóvel. Se não, seja mais pedestre, seja mais ciclista, respeite e exija respeito a eles, torne-se mais cidadão, use mais transporte público e demande do poder público esse transporte com melhor qualidade.

Compartilhe a rua! Compartilhe a vida!

No site da BicicletadaSP: relatos e fotos da Invasão das Mil Bicicletas no Dia Mundia Sem Carro.

Indomável e Irredutível: a Bicicletada de Curitiba.

About these ads

Tags:

5 Respostas to “Um dia por melhores dias”

  1. luddista Says:

    Muito bom o texto, muito lindo!
    (sem bateria no celular hoje)

  2. PEDALANTE Says:

    Sim,

    Vermelho estou…como es meu cor e sangue que pulsa pela vida!
    Vermelho de fome e sede de Justiça.
    VErmelho de raiva das coisa que seu texto bem expressa.

    p.s. em tempos, a Nat de Curitiba/Guarapuava – deixou a seguinte msg
    “po vc tinha que ter visto o dia sem carro aqui rolou até pedalada pelada haha fui demitida por causa disso acredita! Será que existe alguma maneira de eu recorrer e etc? estou com o sangue na garganta de raiva
    abraços libertários=]”

  3. Fourier Says:

    Belo texto!!

    Belas palavras.

    Linhas costuras num tecido horizontal!

    NO PASARÁN!

  4. Fourier Says:

    * corrigindo “costuradas”

  5. Indomável e irredutível « bicicletada curitiba Says:

    [...] para as pessoas na Bicicletada de São Paulo: Mais um Dia Sem Carro. E as fotos de Fourier.  Um Dia por Melhores Dias no Gira-me. Voando! No Ecologia Urbana fiquei sabendo que os andomóveis circularam por outras [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: